PT | EN | FR

Logotipo

Museu Megalítico de Mora abriu ao público a 15 de Setembro


O Museu Interativo do Megalitismo de Mora, um projeto da autoria do gabinete CVDB Arquitetos – Cristina Veríssimo + Diogo Burnay que venceu o Concurso Público de ideias, envolveu a remodelação total da antiga estação CP daquela localidade alentejana.

Neste projeto a Projectual desenvolveu os projetos de todas as áreas de engenharia, onde se destacam as técnicas utilizadas nos trabalhos de reabilitação estrutural e as instalações especiais completamente dissimuladas no espaço museológico.

O museu inclui mais de  100 peças megalíticas recolhidas no concelho, cedidas por outros municípios e pelo Museu de Arqueologia e dispõe de tecnologia que vai promover a interatividade com o visitante, nomeadamente filmes em 3D, hologramas e painéis que o farão viajar no tempo.

O equipamento possui ainda um espólio que representa vários períodos, desde os mais antigos do Neolítico, há cerca de 6500 anos, altura em que as primeiras  comunidades de agricultores se estavam a desenvolver e a estabelecer no interior alentejano, até ao período visigótico.

Para o presidente da edilidade morense, Luís Simão, o novo museu “vai atrair mais visitantes a Mora e a par do Fluviário, vai permitir que estes passem mais tempo no nosso concelho, beneficiando a economia local”.

Recorde-se que esta obra envolveu um investimento de 2,5 milhões de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários.

Clique aqui para visualizar os detalhes da obra