PT | EN | FR

Logotipo

Residência Universitária do Pólo Universitário da Ajuda - Lançado o Concurso publico para construção


2017-05-01

António Cruz Serra explica que a criação da residência universitária da Ajuda, que vai ter um total de 300 camas, representa um investimento de 6,5 milhões de euros. O projeto, será concretizado de forma faseada: numa primeira fase serão criadas 150 camas e instaladas diversas infraestruturas, como lavandaria e salas de estudo, ficando as restantes camas reservadas para um segundo momento.   

A expectativa do reitor é que a primeira obra seja adjudicada ainda em 2016 e se prolongue por um ano. “Talvez no segundo semestre de 2017/208 tenhamos a residência a funcionar”, antecipa.

“Faz muita falta”, constata, sublinhando que pela sua experiência “à medida que se consegue disponibilizar novas residências, mesmo em sítios menos interessantes em termos de localização, o número de pessoas que tentam é muito maior do que o número de vagas”.

Este projeto foi objeto de um público de ideias que o atelier “CVDB Arquitetos”, de Cristina Veríssimo e Diogo Burnay venceu. De acordo com os autores “A implantação do edifício desenvolve-se em torno de um pátio central comunitário. O edifício é constituído por três blocos interligados, correspondentes a três fases de construção distintas. O funcionamento de cada bloco é autónomo relativamente ao que será construído na fase seguinte. A circulação dentro do edifício é contínua, em “loop”, quando todas as fases de construção forem concluídas.”

Neste empreendimento a Projectual desenvolveu e harmonizou todos os projetos das áreas de especialidade.

Clique aqui para visualizar os detalhes da Obra