PT | EN | FR

Logotipo

Reabertura da Biblioteca Palácio das Galveias após Obra de Reabilitação e Conservação


2017-06-10

Segundo o site da C.M. de Lisboa “Em julho (2017) completa 86 anos e reabre agora totalmente renovada. Cinco salas de leitura, salas multiusos, uma sala polivalente e um “lounge”, são algumas das ofertas que o espaço oferece, com mais um piso, novas valências, mais luz e melhor mobiliário. São dois mil metros quadrados e mais de trezentos lugares sentados, mais do dobro com que antes contava.

A biblioteca, criada em 1931, é uma das mais antigas de Lisboa e, diz Catarina Vaz Pinto, “foi sempre a mais importante da cidade”. Reabre agora com mais um piso, com os seus interiores restaurados, com mais salas de leitura, de formação, de convívio e de trabalho, com um novo sistema de gestão de colecção (identificação dos documentos por rádio-frequência), com um sistema moderno de atendimento ao público através de máquina de auto-empréstimo, explica a vereadora.

Para além dos livros, jornais, revistas ou outros documentos disponibilizados pelos vários equipamentos que fazem parte da rede de bibliotecas de Lisboa, aqui “poderão sobretudo aceder ao mundo, à imensidão do conhecimento disponível que as novas tecnologias hoje permitem. E poderão também encontrar amigos, amigas, os vizinhos, as colegas, combater um instante de solidão. Porque as bibliotecas hoje também são isso: centros culturais de proximidade, espaços de aprendizagem ao longo da vida, espaços de comunidade, espaços de promoção cívica e de cidadania ativa”, realça.”

Neste projeto a Projectual desenvolveu todas as especialidades de engenharia formando equipa com a João Lúcio Lopes Arquitetos, que venceu o Concurso Público.

Clique aqui para visualizar os detalhes da obra